top of page

Dakar 2025 - Tudo pronto


ree

O diretor do Rally, David Castera, revelou os detalhes da 47ª edição do Dakar, que levará os amadores e campeões do Planet Rally Raid à Arábia Saudita pela sexta vez consecutiva. Um prólogo e 12 etapas serão realizados entre 3 e 17 de janeiro, incluindo a etapa crono de 48 horas, uma etapa maratona e o desafio climático no Empty Quarter antes da corrida chegar ao fim em Shubaytah.


A rota começa em Bisha e se estende por cerca de 7.700 quilômetros, incluindo 5.100 quilômetros de especiais. Pela primeira vez, cinco etapas ocorrerão em percursos separados para os veículos da FIM e da FIA, totalizando 45% da distância cronometrada.


Os primeiros dias do Dakar 2025 servirão como trampolim para uma nova geração de pilotos sauditas selecionados como parte da operação "Saudi Next Gen", que premiará uma passagem para a edição de 2026 para a equipe de melhor desempenho.


Bastava uma prova para que eles ansiassem por mais. Em 2024, os participantes do Dakar descobriram a etapa crono de 48 h, um esforço gigantesco espalhado por dois dias em que os participantes têm que desligar seus motores assim que o sol se põe e passar a noite em áreas de descanso precárias montadas no meio do nada — ou quase isso — no deserto saudita. Este desafio extraordinário está retornando em 2025 com uma ênfase ainda maior nas características que o diferenciam: uma quilometragem ainda maior (958 km para a corrida FIM e 917 km para a corrida FIA), uma tapeçaria variada de terrenos ao longo desses dois dias e, mais importante, o fato de que acontecerá no terceiro dia de corrida. O campo mal terá tempo para recuperar o fôlego antes de precisar encontrar o equilíbrio certo entre velocidade e cautela na etapa maratona que leva ao dia de descanso, que acontecerá em 10 de janeiro em Ha'il, o coração pulsante do rali cross-country na Arábia Saudita.


Não faltarão dificuldades na segunda semana, então qualquer um que tente prever o resultado final da corrida com base no estado do jogo no meio do caminho estará contando com pouco mais do que vibrações. Para agitar ainda mais as coisas, a segunda metade do rali contém a maioria das especiais realizadas em percursos separados para as categorias de moto e carro, ambas as quais têm muito a ganhar com isso. Menos ultrapassagens tornarão a corrida ainda mais segura.


No lado esportivo, ter itinerários paralelos forçará os copilotos a navegar sem a ajuda dos rastros deixados pelas motos, ao mesmo tempo em que dará tempo suficiente para os carros entrarem na pista assim que o sol aparecer no horizonte. Isso reduz a probabilidade de ter que dirigir ao redor das dunas após o anoitecer. Mesmo assim, os participantes engolirão toneladas de areia nos últimos dias de corrida no Empty Quarter, especialmente na décima primeira e penúltima etapa. Espere o inesperado no enorme circuito ao redor de Shubaytah, que definirá o cenário para a primeira grande final no coração do acampamento.

 
 
 

Comentários


PRO TORK.jpg
image (53).png
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page