Confederação Brasileira de Motociclismo cria Diretoria de Memória e Patrimônio Histórico
- DirtAction
- há 3 horas
- 2 min de leitura

As vésperas de completar 80 anos de fundação, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) anuncia a criação da Diretoria de Memória e Patrimônio Histórico. A iniciativa passa a integrar oficialmente a estrutura da entidade e tem como missão preservar, organizar e valorizar a trajetória do motociclismo no Brasil.
Fundada em 1948, a CBM entende que a consolidação do esporte no país está diretamente ligada à valorização de sua memória. A nova diretoria representa um movimento estratégico da atual gestão, que transforma a preservação histórica em política institucional permanente.
Para comandar a área, foi convidado Carlãozinho Coachman, criador dos projetos Motostory, Bikestory e do Centro Cultural Movimento, reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa e recuperação da história da motocicleta no Brasil. Filho de Carlão Coachman, personagem histórico da CBM que chegou ao cargo de vice-presidente, Carlãozinho traz consigo uma trajetória de décadas ligada ao motociclismo e à própria confederação.
Segundo o presidente da CBM, Gustavo Jacob, a iniciativa marca um novo momento da entidade. “Depois do primeiro ano de gestão, das mudanças implantadas e da criação de novas diretorias, entendemos que este é o momento de cuidarmos dos 80 anos da CBM e da história do motociclismo brasileiro como um todo. Acompanhamos há anos o trabalho de recuperação histórica desenvolvido por Carlãozinho e sabemos que ele é a pessoa certa para coordenar esse processo”, afirma.
À frente da Diretoria de Memória e Patrimônio Histórico, Carlãozinho Coachman reforça que a valorização da memória é uma construção contínua. “Minha relação com a CBM vem desde a década de 1970. Ao longo dos anos, atuei em diferentes funções, competi sempre filiado à entidade e fui comissário internacional pela FIM. A criação desta diretoria permite estruturar um trabalho que já vinha sendo discutido há anos, como o Hall da Fama do Motociclismo Brasileiro e a valorização de personagens fundamentais para o nosso esporte”, destaca.
Entre as principais metas da nova diretoria estão a criação do Hall da Fama do Motociclismo Brasileiro, a estruturação do Acervo Nacional da Memória do Motociclismo, a retomada da tradicional Comenda Carlão Coachman, o incentivo a eventos e campeonatos voltados ao antigo motociclismo e o reconhecimento oficial de coleções, acervos e museus como parte integrante do Patrimônio Histórico Nacional do Motociclismo Brasileiro.
Com essa iniciativa, a CBM passa a atuar também como plataforma nacional de preservação da memória do motociclismo, incentivando federações estaduais a adotarem a mesma filosofia e garantindo que a história do esporte seja registrada, reconhecida e transmitida às próximas gerações.
Foto Carlãozinho Coachman






.jpg)






.jpg)



Comentários