CHECKLIST - Revisão antes do treino
Chegou o fim de semana e você está ansioso para treinar em uma pista ou trilha. Mas antes de iniciar um treino, é crucial uma revisão, que pode ser realizada antes de sair de casa ou no próprio local do treino. Uma simples e rápida verificação pode evitar a quebra da motocicleta ou até um acidente que pode resultar uma lesão séria. Já vi pilotos entrarem na pista e em pouco tempo sofrerem quedas fortes e graves lesões devido a problemas em suas motocicletas, problemas que poderiam ter sido evitados com uma simples verificação.
Devemos lembrar que, mesmo tratando-se de um treino, o esporte envolve velocidade e obstáculos, o que significa que a motocicleta deve estar em ordem para encarar os desafios de uma pista ou uma trilha. Mesmo que você tenha levado sua motocicleta para lavagem ou manutenção na sua oficina de preferência, ela deve ter ficado estacionada em sua garagem por um tempo, certo? Portanto, quando chega o fim de semana de treino, recomendamos uma verificação visual, buscando identificar alguma irregularidade. É básico, mas o melhor é fazer e seguir uma lista de verificação (checklist).
Veja a seguir o mínimo que deve ser analisado antes do treino. E leve a sério. Torne essa revisão uma ação automática em sua vida de piloto off-road. Você vai notar que simples cuidados podem garantir a sua integridade. Além disso, não toma muito tempo, não se gasta dinheiro e ainda pode fazer bem para o seu bolso.
CALIBRAGEM DOS PNEUS - Se a motocicleta ficou estacionada na garagem por algum tempo, a pressão do pneu pode não ser mais a ideal, e andar dessa forma aumenta o risco de um furo. Eu mesmo sofri uma fratura por causa de um pneu furado, mas o furo aconteceu durante uma corrida.
NÍVEL DO LÍQUIDO NO RADIADOR - Tenho certeza que poucos pilotos costumam verificar o nível do líquido de arrefecimento. Não é comum o nível baixar muito, mas pode acontecer. Num roteiro dramático, a falta do líquido vai comprometer a refrigeração do motor e, consequentemente, provocar queda no rendimento do motor ou mesmo sua pane. Essa simples e rápida tarefa também pode evitar um alto custo no conserto do motor.
NÍVEL DO COMBUSTÍVEL - Duvido que algum praticante não conhece alguém que ficou sem combustível num treino – você também vale para a contagem. A chance de acontecer um acidente com esse problema é menor, mas não é impossível. Basta verificar o nível de combustível no tanque a cada início de treino ou novo trecho de trilha. Além disso, pouca quantidade de gasolina no tanque pode danificar a bomba do combustível, coisa que muitos também já devem ter acompanhado.
CALIBRAGEM DA SUSPENSÃO A AR - Algumas motocicletas apresentam suspensão dianteira com sistema a ar e, portanto, suscetível a vazamento. Não tenha preguiça, verifique a pressão do ar nas bengalas a cada dia de treino. Assim como no caso dos pneus, a correta calibragem é fundamental para o bom comportamento do sistema, garantindo a segurança na condução da moto. Procure calibrar com as pressões recomendadas pela fabricante.
VAZAMENTO DE ÓLEO NO GARFO - Falando em suspensão, deve-se verificar o estado das bengalas. Não é preciso falar que um vazamento de óleo pode comprometer o funcionamento da motocicleta e que a sua diversão acabou se o vazamento for na bengala do lado do disco do freio. Sim, também tenho amigos que caíram em treinos por esse motivo. Se encontrar algum vazamento, não arrisque. Cancele o treino e leve a sua motocicleta para conserto.
VAZAMENTO DE ÓLEO NO MOTOR - Com cuidado, certifique-se que não há sinal de óleo do motor na carcaça. Qualquer vazamento é sério e pode levar à quebra do motor. Alguém pode dizer que o vazamento é “bem pequenininho”... Agora imagine se um pinguinho de óleo atinge o disco traseiro. É incomum, mas acontece, acredite.
FOLGA DA CORRENTE - Poucos se atentam para a folga correta na corrente. Folga excessiva pode ocasionar a sua saída da coroa e quebra de alguma peça – que se for a carcaça, será um belo prejuízo. Especialistas recomendam que a folga sobre o braço oscilante deve ser de quase três dedos, com a mão posicionada ao lado do parafuso da guia dianteira. Uma corrente muito tensionada também diminui a durabilidade da relação. Aproveite para conferir se a roda traseira está alinhada na distância e o estado de toda a relação e guias de corrente. Reforçando: caso seja necessário, não hesite em substituir as peças, já que uma relação danificada ou que passou da sua vida útil pode ocasionar a quebra da própria relação ou de outra parte da motocicleta, além de algo mais sério.
REAPERTO DE PARAFUSOS E PORCAS - Certifique-se que nenhum parafuso ou porca está solto(a), principalmente aqueles que envolvem a segurança, como as porcas dos eixos das rodas e da coroa. Dá para imaginar o perigo se alguma dessas peças estão sem o devido aperto? Confira também os parafusos e porcas dos pedais de câmbio e freio, fixador do guidão, mesas, link do amortecedor traseiro, manicotos, manetes, comandos, plásticos etc. Confira também o aperto dos raios. Tenho certeza que você já vivenciou a sensação de descobrir algo solto ou mesmo a perda de algum parafuso ou porca. Para essa tarefa, utilize as ferramentas corretas.
Realizar esse checklist é mesmo básico, além de simples e rápido. Mas é eficiente. Ele reduz o risco de aborrecimento e surpresas desagradáveis durante sua diversão e diminui a chance de um prejuízo maior, seja financeiro ou físico (ou ambos). Mesmo assim, muitos não o realizam, talvez por negligência ou por confiar demais na sorte. A sua segurança, a sua integridade, pode estar em jogo!
Então, meu amigo, não deixe de realizar essa verificação a cada treino, que é fundamental para um dia maravilhoso, de diversão tranquila e segura. Todo piloto deve realizar um checklist, afinal de contas um item esquecido pode arruinar o seu dia de treino. Dedique alguns minutos nesta tarefa antes de sentar em sua motocicleta e encarar a pista ou trilha, sua vida e bolso agradecem.
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