top of page

CBM anuncia novas diretrizes para o Campeonato Brasileiro MX



A Diretoria de Motocross da Confederação Brasileira de Motociclismo emitiu duas novas determinações importantes com o objetivo de elevar o nível de segurança, organização e desenvolvimento técnico dentro do Campeonato Brasileiro de Motocross – MX1 GP Brasil. As medidas focam tanto na rotina imediata dos boxes e paddocks quanto no planejamento de longo prazo para a formação dos jovens pilotos que disputam as categorias de base da modalidade no país. O trabalho das comissões técnicas busca alinhar o esporte nacional às práticas modernas de gestão desportiva, garantindo um ambiente mais seguro para famílias, equipes e torcedores, além de otimizar a transição dos atletas para o profissionalismo.



A primeira mudança tem caráter imediato e passa a valer a partir da próxima etapa do calendário nacional, agendada para o município de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. Fica expressamente proibida a circulação e o uso de motocicletas do tipo pit bike, bicicletas elétricas e o acionamento de fogos de artifício em qualquer dependência do evento, o que inclui a área de boxes, o paddock e as pistas de acesso. A iniciativa visa diminuir o risco de acidentes nos bastidores, locais de intensa movimentação de pedestres.



A segunda diretriz altera os limites máximos de idade para a permanência dos pilotos nas classes de formação do campeonato. A partir de 1º de janeiro de 2027, as categorias passam a adotar novos tetos regulamentares: até 8 anos de idade para a classe 50cc; até 11 anos para a 65cc; e o limite de até 14 anos para a categoria MXJR. Pelo novo entendimento, o competidor pode alinhar no gate da sua respectiva categoria até o fim do ano em que atingir a idade máxima permitida. No ano seguinte, a subida para a classe subsequente passa a ser obrigatória em todos os eventos homologados pela entidade.



A diretoria reforça a necessidade de colaboração de chefes de equipe, pais e mecânicos na transição de comportamento nos boxes e no planejamento das carreiras dos jovens atletas.


Os documentos completos com as novas resoluções encontram-se reproduzidos na íntegra logo abaixo.



Foto Idário Café


 
 
 

Comentários


PRO TORK.jpg
image (80).jpg
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page