top of page

Capila é campeão brasileiro de enduro!


Patrick Capila/Beta - Foto Ney Evangelista

A grande final do Campeonato Brasileiro de Enduro 2023 aconteceu no último

final de semana, de sexta a domingo, no município de Camboriú, litoral de Santa

Catarina. A sétima e decisiva prova do ano chegou com muita expectativa por parte da

organização, equipes e pilotos, que trabalharam duro o ano todo para chegar nesse

momento, sempre muito especial.


O Campeonato Brasileiro de Enduro é um enorme sucesso, tanto na parte

esportiva, atraindo cada vez mais pilotos de todas as idades e modalidades, trazendo

disputas com o nível cada vez mais elevado, quanto na parte da organização e estrutura,

com provas cada vez mais grandiosas. Os patrocinadores acreditam cada vez mais no

campeonato, relata Maurício Brandão, promotor e organizador do Brasileiro de Enduro:

— Estamos encerrando mais um ano do Enduro com todo esse sucesso,


colocando nossa modalidade em lugar de destaque em todas as mídias. São novos

pilotos e pilotos de expressão, verdadeiros ícones de esporte, todos se enfrentando com

muito respeito e competitividade ao longo de todo o ano. Agradeço a todos eles, a suas

equipes e e apoiadores pelo sucesso do Campeonato Brasileiro de Enduro 2023.


Na sexta-feira (13), a Super Prime serviu de aperitivo para o público, que pôde

acompanhar de perto o ronco dos motores e a disputa em circuito fechado com

obstáculos entre os melhores pilotos da atualidade. Quem levou a melhor foi Patrik

Capila (Beta), seguido por Renato Paz (Dyva), Bruno Crivilin (Honda), Romulo Bottrel

(Honda) e Luciano Rocha (Husqvarna).


Os pilotos largaram no sábado (14) e no domingo (15) para completar as três

voltas diárias com aproximadamente 120 km de percurso, incluindo os trechos

cronometrados e especiais, que, com o piso escorregadio, por causa das chuvas na

região, obrigou-os a usar toda sua técnica e resistência.


Na soma dos pontos das etapas de sábado e domingo, quem venceu a disputa na

Geral-Elite foi Bruno Crivilin (Honda), com Renato Paz (Dyva) na segunda colocação e

Bernardo Tibúrcio (KTM) na terceira. Joaquim Neto (Husqvarna) e Romulo Bottrel

(Honda) completaram o top 5.


— Este ano só consegui correr as três últimas etapas. Mas eu estou muito

feliz em ter vindo andar aqui na final, ter vencido com a Honda nos dois dias. O nível

do campeonato cresceu muito. Ainda não sei sobre ano que vem, mas espero voltar a

correr o Brasileiro —, comentou Bruno Crivilin, que mora na Europa e disputa também

o Mundial de Enduro.


Na Geral-Open, o grande vencedor foi o catarinense Felipe Legarrea (KTM),

com André Luiz Dalsasso (KTM), na segunda colocação, Gustavo Pellin (KTM), na

terceira colocação, seguido por Gustavo Mazon (HSS) e Matheus Stumpf (HSS). Com o

resultado, Legarrea foi o grande vendedor da Geral-Open na sétima prova.

Nas demais categorias da classe Elite, os vencedores foram Bruno Crivilin

(Honda)/E1, Bruno Martins (Dyva)/E2, Luciano Rocha (Husqvarna)/E3, Alexandre

Valadares “Brankim” (Honda)/E4, e Renato Paz (Dyva)/EJ.


A sétima e decisiva prova colocou fim à expectativa da conquista de muitos

títulos merecidos, obtidos com muita garra e talento ao longo das 14 etapas do

calendário.


Na disputa pelo título da Geral-Elite, a principal categoria em disputa, Patrik

Capila (BETA) sagrou-se o grande campeão de 2023 no Enduro brasileiro. O jovem

talento capixaba liderou todo o campeonato e venceu nas categorias Geral-Elite e E2,

sua categoria de origem. Capila agora acumula cinco títulos brasileiros em sua carreira.


— Chegamos ao fim de mais um campeonato brasileiro. Este ano foi muito

disputado e estou muito feliz por ter conquistado a categoria Geral. Agradeço aos

patrocinadores e a todos que torceram por mim. Espero chegar ainda mais forte em

2024 —, disse Patrik Capila.


No ranking final da Geral-Elite, completaram as melhores classificações: Patrik

Capila (Beta), 266 pontos; a revelação Luciano Rocha (Husqvarna), que ficou com o

vice-campeonato e o título na E3, com 238 pontos; Romulo Bottrel (Honda), com 233

pontos; Joaquim Neto (Husqvarna), com 206 pontos; e outra jovem revelação oriunda

do Motocross, Bernardo Tibúrcio (KTM), de apenas 16 anos de idade, finalizou com

201 pontos.


Na classe Open, o catarinense de Itapema Felipe Legarrea (KTM) acreditou até a

o final e não decepcionou o público local. Com as vitórias nas duas últimas etapas,

venceu com a diferença mínima de um ponto e ergueu pela primeira vez o título de

campeão Brasileiro, somando 270 pontos.


— Foi uma prova muito dura, com bastante lama, mas consegui ser campeão da

35 ainda no sábado. Felizmente consegui vencer também no domingo e ser campeão na

Open —, comemorou Felipe Legarrea.


Na classificação geral da Open, Felipe Legarrea venceu com 270 pontos. Na

segunda colocação ficou André Luiz Dalsasso (KTM), com 269 pontos, seguido por

Rodrigo Lopes da Silva, o “Baixinho (KTM), com 212 pontos, João Pedro Martini

(TM), 200 pontos, e José Monteiro Xavier (Kawasaki), 176 pontos.


A pontuação completa de todos os pilotos e ranking de todas as categorias

podem ser acessadas por meio do endereço eletrônico brasileirodeenduro.esp.br/


Campeonato Brasileiro de Enduro 2023

Classificação Final

Elite

1º – Patrick Capila (Beta) – 266 pontos

2º – Luciano Rocha (Husqvarna) – 238 pontos

3º – Romulo Bottrel (Honda) – 233 pontos

4º – Joaquim Neto (Husqvarna) – 206 pontos

5º – Bernardo Tibúrcio (KTM) – 201 pontos


E1

1º – Loandro Anton – 282 pontos

2º – Otavio Chicaroni (Tatá) – 196 pontos

3º – Leandro Morais – 180 pontos


4º - Eduardo Precybelovicz – (MXF) – 170 pontos

5º – Bruno Crivilin – 150 pontos


E2

1º – Patrik Capila (Beta) – 293 pontos

2º – Rômulo Bottrel (Honda)– 273 pontos

3º – Bruno Martins (Dyva) – 212 pontos

4º - Washington Pereira Silva (TM) – 210 pontos

5º - Willian Dalmonech – 120 pontos pontos


E3

1º – Luciano Rocha (Husqvarna) – 300 pontos

2º – Crispy Arriegada (KTM) – 270 pontos

3º – Fernando Juruna (Dyva) – 258 pontos

4º - Felipe Cantu (KTM) – 216 pontos

5º - Nicolas Rodriguez (TM) – 192 pontos


E4

1º – Alexandre Valadares “Brankim” (KTM) – 300 pontos

2º – Flávio Volpi (Honda) – 258 pontos

3º – Leonel Zanatto (KTM) – 129 pontos

4º - Leôncio Kruger – 89 pontos

5º - Otávio Cardoso – 80 pontos


EJ

1º – Joaquim Neto (Husqvarna) – 283 pontos

2º – Bernardo Tiburcio (KTM) – 278 pontos

3º – Renato Paz – (Dyva) 255 pontos

4º – João Pedro Basílio (Sherco) – 234 pontos


5º – Jean Zandonadi (Beta) – 222 pontos


EF

1º – Bárbara Neves (Honda) – 300 pontos

2º – Larissa Lelis – 268 pontos

3º – Érika Morginski (KTM) – 218 pontos


E35

1º – Felipe Legarrea (KTM) – 294 pontos

2º – Eugênio de Lima (Dyva) – 192 pontos

3º – João Paulo Fornazzari (Sherco) – 179 pontos

4º – Valter Pimenta Gonçalves (HSS) – 148 pontos

5º – Gustavo Pellin (KTM) – 144 pontos


INTERMEDIÁRIA

1º - André Luiz Dalsasso (KTM) – 294 pontos

2º - João Pedro Martini (TM) – 275 pontos

3º - Pepe Douglas Dalzochio (KTM) – 208 pontos

4º - Olacir Pontieri Filho (Sherco) – 180 pontos

5º - Alisson Silva Pinto - 91 pontos


E40

1º – Rodrigo Lopes da Silva “Baixinho” (KTM) – 283 pontos

2º – José Monteiro Xavier – 273 pontos

3º – Claudinei da Silva Couto – 249 pontos

4º – Ewerton Lorenzi Araújo – 220 pontos

5º – Aloísio Assis Filho “Lolo” (Sherco) – 216 pontos


E45


1º – Adriano de Ávila “Tilanga” (Scherco) – 300 pontos

2º – Luciano de Menezes – 257 pontos

3º – Márcio Tazinazzo “Grandão” – 232 pontos

4º – Júlio Cesar Mouro – 179 pontos

5º – Eduardo Ribeiro Júnior – 177 pontos


E50

1º – Luiz Barbosa Junior – 261 pontos

2º – Júlio Pereira (HSS) – 241 pontos

3º – Maurício Fernandes (Husqvarna) – 237 pontos

4º – Frederico Garcia (Q4) – 97 pontos

5º – Evandro Simonassi – 91 pontos


E55

1º - José Antonio Cadima “Butu” (KTM) – 297 pontos

2º - Manuel Simas (TM) – 188 pontos

3º - Jesus Rodriguez Fernandez - 104 pontos

4º - Cesar Meconi (HSS) – 76 pontos

5º - Valdissir Aguilar – 44 pontos


ENA

1º - Luiz Gustavo Sorvetinho – 279 pontos

2º - Iran Castro Bitencourt – 253 pontos

3º - Uyter Rosa Dias – 248 pontos - 248 pontos

4º - Matheus Cabral (HSS)– 63 pontos

5º - Daniel Magalhães -6 0


EIA

1º - Arthur de Almeira – 274 pontos


2º - Paulo Vinícius Amorin “Caveira” (Scherco) - 247

3º - Leandro Batisti (KTM) – 188 pontos

4º - Vinícius Aguilar – 129 pontos

5º - Matheus Stumpf (HSS) – 97 pontos.


JUVENIL

1º - Kauã Eduardo Fernandez – 150 pontos

2º - Leandro Ribeiro – 122 pontos

3º - Issak Iscardini – 121 pontos

4º - Gabriel Kons – 109 pontos

5º - Fernando Silvestre Júnior – 97 pontos.


INFANTIL

1º - Henrique Spinasse – 150 pontos

2º - Gustavo Callott dos Santos – 88 pontos

3º - Willoan Saiki – 85 pontos

4º - João Roberto Nunes – 78 pontos

5º - Gabriel Pellin – 44 pontos


CADETE

1º - Theo Ramos Cravo - 147 pontos

2º - Pedro Henrique Spindler – 124 pontos

3º - João Pedro Gruli – 104 pontos

4º - Davi de Freitas – 91 pontos

5º - Felipe Cruz Pimenta - 90


O Campeonato Brasileiro de Enduro é patrocinado por Honda, TM Racing e

Just1. Conta com o copatrocínio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS, Motorex, Nitro

Mouse, Tubliss, Dyva, Beta Racing, KTM, Sherco, Husqvarna, Edgers, Rece Tech, Sig

Visual, BMS Racing, W-Tech, MRPro, Brasil Racing, Expocaccer, Sekai, Parts 57,

HSS, America Sports, Soul, Motofire, Mcorse, Bamba Racing, Jarva, Tribo Motos,

Base 41








































Comments


PRO TORK.jpg
image (30).png
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
bottom of page