top of page

Bruno Crivilin (E2) e Bárbara Neves (EF), são campeões latino-americanos de enduro

ree

Os pilotos Bruno Crivilin (classe E2) e Bárbara Neves (EF), da equipe Honda Racing, conquistaram os títulos latino-americanos de enduro da temporada 2025 em suas categorias. A confirmação veio neste domingo (26/10), após dois dias de disputas das etapas finais em Patrocínio. O evento na cidade mineira também valeu como decisão do Campeonato Brasileiro da modalidade, no qual a equipe vermelha faturou cinco taças na temporada 2025.


O alto nível técnico das trilhas foi a marca da prova final. Em um terreno arenoso e com muita pedra, combinado ao forte calor e muita poeira, as condições testaram pilotos e máquinas a cada volta do percurso de aproximadamente 50 quilômetros. Foram três voltas no circuito, composto por três especiais (trechos cronometrados), tanto no sábado quanto no domingo.


Acelerando a motocicleta Honda CRF 450RX, Crivilin venceu a categoria E2 nos dois dias de prova do Latino-Americano. Com os resultados, mesmo sem disputar as duas primeiras etapas do ano, o capixaba comemorou o título da competição pela segunda vez na carreira – a primeira foi em 2023, pela classe E1. “Estou muito feliz em vencer o Latino junto com a Bárbara, ela na categoria dela e eu na minha. Mais um título internacional meu para a coleção do time Honda Racing”, declarou. O piloto, no dia anterior, já tinha assegurado duas taças no Brasileiro de Enduro, pela Elite (ranking combinado das principais divisões) e pela E2 – totalizando 14 títulos brasileiros em sua galeria.


Com a taça do heptacampeonato Brasileiro da EF (Feminina) já garantida após o primeiro dia, quando também venceu pelo Latino-Americano, Bárbara voltou a obter desempenho impecável na última etapa do ano, com a CRF 250RX. A goiana, que chegou em Patrocínio como a vice-líder da EF, não deu chances para a sua adversária direta, a argentina Valentina Forti, e virou o jogo com outra vitória, garantido a taça internacional pela terceira vez.


“Foi um ano muito bom. E difícil também”, avaliou Bárbara Neves, que abriu a temporada com o título inédito do Enduro Del Verano na classe feminina, tradicional competição na Argentina. “Nas duas primeiras etapas do Latino-Americano eu fiquei em segundo lugar e comecei na vice-liderança (em prova também realizada na Argentina), mas eu sabia que tinha boas chances de ser campeã. Treinei e me dediquei bastante, venci as últimas duas etapas na prova aqui no Brasil e deu tudo certo.”


Apesar de acelerar sozinha nas trilhas, ela lembrou a importância do suporte que recebe nos bastidores. “Estou muito feliz com o trabalho da equipe Honda Racing e o apoio dos patrocinadores, sem eles nada disso seria possível. Todo mundo trabalhou em equipe, sempre me forçando a querer ser melhor. Só tenho a agradecer”, finalizou.


Domínio no Campeonato Brasileiro – Além dos três títulos conquistados por Crivilin e Bárbara Neves, que ainda confirmou o vice pela classe Intermediária, acelerando com os homens, a equipe Honda Racing impôs o seu domínio em mais duas categorias do Brasileiro de Enduro. Vinicius Calafati foi o campeão da E1, enquanto Luciano Rocha venceu a E3.


O paulista Cafalati também é referência no esporte e agora possui 10 títulos nacionais. “Fechamos o campeonato com uma prova muito dura em Patrocínio. Foi um ano difícil, mas lutei bastante e encerramos a temporada com bons resultados”, disse o campeão da E1, com a CRF 250RX. No Latino-Americano, ele conquistou o bronze da categoria.


Acelerando a CRF 450RX, o mineiro Luciano Rocha encerrou seu primeiro ano na Honda Racing como vencedor da E3. “O sentimento é de dever cumprido, foi um ano intenso demais. Estou muito feliz com os resultados alcançados ao fim das competições e com todo o trabalho desenvolvido com a Honda Racing. Agora vou focar no ano que vem”, comentou. O piloto ainda foi vice-campeão latino-americano da classe.


ree

A grande surpresa do Brasileiro em Patrocínio foi o também mineiro Bernardo Tibúrcio. Atual campeão brasileiro de motocross (pela categoria MX2), ele foi o mais rápido do fim de semana, vencendo a prova na Elite e na classe EJ (Júnior) com a CRF 250RX. “Fiquei muito feliz pela oportunidade de correr com a galera do enduro, todo mundo me recebeu muito bem. Gosto bastante da modalidade e me diverti demais, e ainda consegui um resultado que eu não esperava”, finalizou.

A equipe Honda Racing de Enduro tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, ASW e Borilli Racing.


Campeonato Latino-Americano de Enduro 2025


Classificação final


Categoria E1

1º Santiago Frias #10 (ARG) – 66 pontos

2º – Juan Pablo Clericus #207 (CHI) – 60 pontos

3º – Vinicius Calafati #32 (BRA) – Honda Racing – Honda CRF 250RX – 37 pontos


Categoria E2

1º – Bruno Crivilin #1 (BRA) – Honda Racing – Honda CRF 450RX – 40 pontos

2º – Giovanni Simeoni #6 (ARG) – 40 pontos

3º – Juan Emmanuel Villatoro #52 (GUA) – 34 pontos


Categoria E3

1º – Nicolas Pucci #17 (ARG) – 55 pontos

2º – Luciano Rocha #94 (BRA) – Honda Racing – Honda CRF 450RX – 40 pontos

3º – Marcos Polo #110 (CHI) – 34 pontos


Categoria EF

1ª – Bárbara Neves #116 – Honda Racing – Honda CRF 250RX – 74 pontos

2ª – Valentina Forti #67 (ARG) – 74 pontos

3ª – Daniella Acosta #74 (COL) – 60 pontos


Foto Abertura e Bernardo Tibúrcio (#3) - créditos Doni Castilho/Mundopress


 
 
 
PRO TORK.jpg
image (60).png
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page