• DirtAction

Brasileiro de Enduro - Equipe Honda Racing


Bruno Crivilin/Honda - Foto Idário Café/Mundo Press

Os pilotos da equipe Honda Racing de Enduro disputam neste fim de semana (15 e 16/5) a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro, em Itapema (SC). No final de fevereiro, os competidores chegaram a viajar até a cidade para a abertura da temporada, porém a prova foi adiada na véspera devido à situação da pandemia na região. De volta ao litoral catarinense, Bruno Crivilin, Vinicius Calafati, Gabriel Soares e Bárbara Neves, comandados por Felipe Zanol, estão novamente prontos para acelerar.

A disputa contará com um percurso de 42 quilômetros, divididos em três especiais (trechos cronometrados), sendo um Cross Teste e dois Enduro Teste. Os pilotos terão que fazer três voltas no sábado e mais três no domingo. De acordo com os organizadores, o evento será realizado dentro dos protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades locais.

Após um mês na Itália, Bruno Crivilin está em ritmo forte de treinamento para as competições. O tricampeão brasileiro de enduro nas categorias Enduro GP (geral) e E1 disputou no fim de abril uma etapa do Campeonato Italiano de Enduro, também em preparação para o Mundial, que começa no próximo mês, em Portugal.

“Estou bem treinado, porém bastante ansioso para as provas nacionais. A abertura do Brasileiro já era para ter acontecido, mas infelizmente não foi possível, o que mudou bastante o planejamento do meu calendário. Faz parte desse momento e estou me adaptando”, conta o medalhista de bronze do Mundial de Enduro 2020 na classe J1 (para pilotos até 23 anos e com motos até 250cc).

Mesmo com o foco lá fora, Crivilin quer manter a hegemonia no Brasileiro. “Vai ser bom rever todo o pessoal e também me juntar aos meus companheiros de equipe aqui, porque faz tempo que não os vejo. Vamos com tudo para manter o numeral um mais uma vez na temporada”, ressalta o capixaba. Ele vai acelerar a motocicleta Honda CRF 250RX pela classe E1.

Para Vinicius Calafati, que disputa a categoria E2, e Gabriel Soares, representante do esquadrão vermelho na EJ, o período sem competições foi compensado com fortes treinos com a nova Honda CRF 450RX. A dupla vai acelerar em Itapema o modelo 2021.

“A expectativa é a melhor possível. Estou bem familiarizado com a moto e bastante confiante. Acredito que estou na minha melhor fase de preparação. Nesse intervalo consegui treinar mais, incluindo a parte física. Como essa prova costuma ser mais aberta e de mais velocidade, treinei bastante motocross”, destaca o paulista Calafati.

“Estou animado em voltar para as corridas. Itapema é uma prova que eu gosto muito de andar pelo estilo de terreno - e melhor agora, que estamos com a nova CRF 450RX. Essa moto fez total diferença nos nossos treinamentos e vai fazer também nas competições. Foquei bastante na parte técnica e estou determinado a buscar o melhor resultado. Ano passado fui campeão na E2, fiquei com o vice-campeonato na geral e neste ano quero mais”, almeja o mineiro Soares. Na categoria EF, exclusiva para mulheres, Bárbara Neves comenta sobre a chegada de mais competidoras na categoria. “Estou feliz que novas meninas vão competir neste ano, o que motiva ainda mais. Tenho treinado bastante com os meus companheiros de equipe. Isso tem me ajudado na evolução e na preparação para o campeonato”, diz a goiana, que vai utilizar na prova a CRF 250F, modelo Honda de fabricação nacional.

Borilli Racing é a nova patrocinadora - A novidade da equipe Honda Racing de Enduro é a chegada da Borilli Racing como patrocinadora do time. A empresa brasileira fabricante de pneus off-road, com forte atuação também na Europa, é líder de mercado e conta com produtos de alta performance e tecnologia, que serão utilizados pelos pilotos Bruno Crivilin, Vinicius Calafati, Gabriel Soares e Bárbara Neves durante os treinos e competições.

A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, ASW, Borilli Racing, Alpinestars, DID e Seguros Honda. Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 1ª prova - Itapema (SC)

Programação* 14/5 (Sexta-feira) Das 13h às 18h - Funcionamento da secretaria de prova e produção de fotos oficiais dos pilotos


15/5 (Sábado) 7h30 - Briefing categorias Kids (Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids) 8h - Largada das categorias Kids Das 8h às 9h50 - Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado 9h30 - Briefing categorias para adultos 10h - Largada dos dois primeiros pilotos 16h - Pre-finish 16h20 - Condução das motos ao Parque Fechado 20h - Divulgação dos resultados oficiais do dia


16/5 (Domingo) 8h - Largada das categorias Kids 9h - Largada dos dois primeiros pilotos 15h - Condução das motos ao Parque Fechado 17h - Divulgação dos resultados oficiais do dia


*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.