• DirtAction

Bolt vence 3a. etapa do Mundial de Hard Enduro e Rigor Rico fica na 18a. posição na Pro


Billy Bolt/Husqvarna

Billy Bolt (Husqvarna) venceu pela primeira vez o Abestone Hard Enduro na Itália, com o início oficial do 2021 FIM Hard Enduro World Championship. Em uma batalha de titãs, Bolt liderou Manuel Lettenbichler (KTM) após um duelo de corrida, enquanto Graham Jarvis (Husqvarna) abriu caminho pelo campo para o terceiro lugar.


Após uma longa espera, o FIM Hard Enduro World Championship inaugural finalmente ganhou vida na terceira rodada, o Abestone Hard Enduro. O novo evento italiano prometia muito, com grandes passeios em montanhas, escaladas rochosas e um verdadeiro terreno de Hard Enduro, e cumpriu todos os aspectos. Após a qualificação de sábado, os competidores chegaram ao fim de semana com a Super Final LIQUI MOLY, onde duas voltas de um Hard Enduro os aguardavam.


Tendo liderado os treinos cronometrados de sexta-feira e a qualificação de sábado, Bolt sentou-se na pole position no domingo e começou como o piloto que todos tinham de bater. No entanto, com apenas uma vantagem de 12 segundos sobre o rival mais próximo, Lettenbichler, ainda havia tudo para jogar.


Com Bolt abrindo o curso, Lettenbichler pacientemente tomou seu tempo e então deu início à perseguição. Sabendo que a seção inicial do rio seria difícil, ele trabalhou duro e imediatamente alcançou a roda traseira de Bolt. A partir daí a luta pela vitória começou. Ao longo das duas voltas, a dupla trocou de posições. Lettenbichler parecia ter vantagem nas escaladas rochosas da montanha, enquanto Bolt mantinha a vantagem na descida. Puxando o pino nas descidas finais, Bolt colocou seu Husqvarna na frente e segurou Lettenbichler para vencer.


Atrás da dupla da frente - mais de 13 minutos atrás, tal era a velocidade dos dois primeiros - Jarvis era outro homem em uma missão. Atrapalhado por uma posição inicial de nono, ele tinha trabalho a fazer. Aumentando o ritmo à medida que a corrida avançava, ele começou a recuar posições. A aposta de não reabastecer no final da primeira volta o ultrapassou ainda mais na ordem de corrida. E com uma forte corrida sobre a montanha, a lenda do Hard Enduro de 46 anos, ficou em terceiro.


Dando uma boa exibição ao longo das duas voltas, Jonny Walker (Beta) simplesmente não tinha uma resposta para Jarvis nos estágios finais e teve que se contentar com o quarto lugar. Sombreando Jarvis para fora da linha, Alfredo Gomez (Husqvarna) manteve-se perto de seu companheiro de equipe durante a primeira volta. Mas com Jarvis a encontrar outra mudança na segunda volta, o espanhol não conseguiu ir com ele, terminando a corrida em quinto.


“É incrível conseguir a vitória - foi um fim de semana de sonho para mim, para ser honesto. Vim aqui querendo mostrar que meu ritmo no Extreme XL Lagares não foi por acaso e que estou pronto para o leito do rio e subidas e tenho que mostrar isso. A corrida em si foi um pouco confusa, foi muito intensa. Eu baguncei a primeira seção do rio e Mani subiu no meu volante, e nós simplesmente lutamos a partir daí. Ele me teve no Minestrone Rock Garden, mas me senti forte na floresta. Na volta final, eu apenas tentei passar, fiz o que queria e esperei pela vitória! ” afirmou Bolt ao final da prova.


O brasileiro Rigor Rico da KTM Brasil participa do mundial e finalizou na 22a. posição na geral deste domingo (18o. na categoria Pro). O Mundial de Hard Enduro continua com a quarta rodada no Red Bull Romaniacs, na Romênia, de 27 a 31 de julho.



Resultado do Abestone Hard Enduro

1. Billy Bolt (Husqvarna) 1:44:36 2. Manuel Lettenbichler (KTM) +41.686 3. Graham Jarvis (Husqvarna) +13:37.827 4. Jonny Walker (Beta) +14:35.019 5. Alfredo Gomez (Husqvarna) +15:03.058 6. Taddy Blazusiak (GASGAS) +17:52.934 7. Mario Roman (Sherco) +27:48.692 8. Wade Young (Sherco) + 29:42.319 9. Michael Walkner (GASGAS) +30:15.407 10. Francesc Moret Clota (Rieju) +45:24.961











































Posts recentes

Ver tudo