Billy Bolt vence o Campeonato Mundial de SuperEnduro de 2025
- DirtAction
- 3 de mar.
- 3 min de leitura

Billy Bolt, da Husqvarna Factory Racing, venceu o Campeonato Mundial de SuperEnduro da FIM de 2025. Com um desempenho dominante na sexta rodada, para o deleite da lotada Utilita Arena em Newcastle, Reino Unido, Bolt foi o mais rápido na SuperPole antes de vencer todas as três corridas para garantir sua quinta coroa consecutiva de SuperEnduro em grande estilo.
Depois de superar o treino cronometrado em mais de dois segundos sobre seu rival mais próximo, Bolt entrou na SuperPole cheio de confiança e disparou para garantir a pole position. No entanto, não foi até o fim, mas alguns pequenos erros não diminuíram seu ritmo, e o piloto da FE 350 levou a vitória por um segundo e meio.
Depois de fazer o holeshot na primeira corrida, Billy estava intocável. Oferecendo uma aula magistral de pilotagem de SuperEnduro, Bolt abriu uma lacuna da frente e, finalmente, subiu para o quinto lugar em seu caminho para uma vitória dominante.
A corrida de grid invertido dois viu Billy habilmente escolher seu caminho através do pelotão para subir para o segundo lugar no final da primeira volta. Um erro do líder da corrida Jonny Walker da Triumph resultou no forte ataque de Bolt ao seu rival, criando uma batalha acirrada pela liderança na pista tecnicamente exigente. Depois de conduzir sua FE 350 para a liderança na quarta volta, Billy não olhou para trás - estendendo sua vantagem até a bandeira quadriculada.
Ao conquistar sua segunda vitória na corrida da noite, Bolt ganhou pontos suficientes para garantir a coroa de 2025, seu quinto título consecutivo de SuperEnduro.
Com sua FE 350 orgulhosamente exibindo uma placa de ouro número um para a terceira corrida, Billy não tinha nada a perder. No entanto, conforme a corrida se desenrolava, ficou claro que não seria fácil para a estrela da Husqvarna. Uma batalha pela vitória continuou durante toda a corrida, com a liderança mudando de mãos várias vezes. No final das contas, foi Billy quem saiu por cima, demonstrando sua habilidade, velocidade e capacidade de atuar sob pressão ao completar a varredura limpa de vitórias na frente de seus fãs locais.
A sétima e última rodada do Campeonato Mundial de SuperEnduro da FIM de 2025 está marcada para ser realizada em Lievin, França, em 8 de março.
Billy Bolt: “Foi uma noite incrível aqui em Newcastle esta noite. Sei que cheguei aqui na minha rodada em casa com uma boa vantagem, mas você nunca pode tomar as coisas como garantidas no SuperEnduro. Os meninos estavam se esforçando muito esta noite, especialmente na última corrida - acho que eles pensaram que, como eu tinha ganhado o título, eu poderia relaxar um pouco. Claro, dei tudo de mim como sempre e consegui sair com três vitórias. A multidão aqui foi incrível e quero agradecer a todos que me apoiaram nesta temporada. Cinco títulos consecutivos são fantásticos. Ainda falta uma rodada e você pode ter certeza de que eu também não vou recuar, vou tentar terminar a série em alta no próximo fim de semana na França.”
Resultados – Campeonato Mundial de SuperEnduro FIM 2025 – Rodada 6, Reino Unido
Prestige Geral
1. Billy Bolt (Husqvarna) 63pts
2. Jonny Walker (Triumph) 48pts
3. Mitch Brightmore (GASGAS) 45pts
4. Ashton Brightmore (GASGAS) 45pts
5. Eddie Karlsson (Stark) 32pts
Corrida Prestige 1
1. Billy Bolt (Husqvarna) 11 voltas, 7:14.394
2. Mitch Brightmore (GASGAS) 11 voltas, 7:28.260
3. Ashton Brightmore (GASGAS) 11 voltas, 7:45.213
Corrida Prestige 2
1. Billy Bolt (Husqvarna) 10 voltas, 6:49.887
2. Jonny Walker (Triumph) 10 voltas, 6:56.442
3. Ashton Brightmore (GASGAS) 10 voltas, 6:58.717
Prestige Race 3
1. Billy Bolt (Husqvarna) 10 voltas, 6:52.237
2. Jonny Walker (Triumph) 10 voltas, 6:55.557
3. Ashton Brightmore (GASGAS) 10 voltas, 7:00.451
Classificação do campeonato (após a rodada 6)
1. Billy Bolt (Husqvarna) 366pts
2. Jonny Walker (Triumph) 266pts
3. Ashton Brightmore (GASGAS) 239pts
4. Mitch Brightmore (GASGAS) 227pts
5. Eddie Karlsson (Stark) 190pts
Comments