Dakar - Brabec vence novamente
- DirtAction
- 10 de jan. de 2020
- 3 min de leitura

Ricky Brabec/Honda
O americano da equipe Honda, Ricky Brabec venceu a sexta etapa, que rolou nesta sexta (10/01) contando com deslocamento de 352 km e especial de 478 km. Seu companheiro de equipe, Joan Barreda ficou em segundo, Mathias Walkner da KTM em terceiro, Pablo Quintanilla da Husqvarna em quarto e Luciano Benavides da Honda fechando os cinco primeiros. Com este resultado, Brabec mantém a liderança da categoria motos com uma vantagem de mais de 20 minutos do segundo colocado, Quintanilla.
"O dia foi bom. Eu realmente não tinha uma estratégia. Eu queria pegar Andrew Short, que começou na minha frente e eu fiz exatamente isso. Eu andei com ele o dia todo. Foi muito lamentável para Toby porque ele teve um acidente de roda no quilômetro 330. Fui até o final e agora temos um dia de descanso e tenho uma vantagem de 20 minutos no geral e isso é realmente incrível. É muito bom saber disso. Eu realmente não posso acreditar. É incrível. Então agora vamos descansar, nos recuperar e nos refrescar e nos prepararmos para os próximos seis dias na Arábia Saudita. Estou mais empolgado por estarmos aqui em clima quente do que por estar aqui no dia de descanso. O problema com Toby vai incendiá-lo na próxima semana, por isso temos que ter cuidado na próxima etapa, para que possa liderar bem. Então, vamos descansar, juntar nossas coisas e esperar um bom dia." afirmou Brabec.
Depois de cinco dias bem difíceis, os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin finalizaram no top 3 dos UTVs (SxS) na sexta etapa do Dakar, com o veículo Can-Am Maverick X3. Nesta sexta-feira (10/1), a competição partiu de Ha’il com destino a Riyadh, capital da Arábia Saudita. Com o resultado, a dupla da Monster Energy/Can-Am/South Racing subiu três posições na classificação geral e ocupa agora o 13º lugar.
“A gente conseguiu andar limpo, sem problemas e, principalmente, sem furar o pneu, tudo muito tranquilo. Mantivemos um ritmo bom e o veículo esteve excelente o tempo todo durante a nossa performance, que nos deu o terceiro lugar. Sabemos que estamos muito atrás dos líderes, mas ainda tem muito Dakar pela frente e cada dia é uma surpresa”, ressalta Gugelmin.

Reinaldo e Gugelmin - Credito: MCH Photography
A vitória do dia ficou com os companheiros de equipe da dupla do Brasil, os espanhois Gerard Farres Guell e Armand Monleon. Porém, a liderança voltou para as mãos dos chilenos Francisco “Chaleco” Lopes e Juan Pablo Vinagre, que abriram uma vantagem de 9min48s para os segundos colocados, os norte-americanos Casey Currie e Sean Berriman, também da Monster Energy/Can-Am/South Racing.
Amanhã (11/01) o dia é para descansar e o Dakar retoma suas atividades no domingo com a sétima etapa, com deslocamento de 195 km e especial de 546 km, entre Riyadh a Wadi Al Dawasir.
Classficiação geral
Motos
1 - Ricky Brabec/Honda - 23h43
2 - Pablo Quintanilla/Husqvanra - 24h04
3 - Toby Price/KTM - 24h09
4 - José Ignácio/Honda - 24h09
5 - Joan Barreda/Honda - 24h16
UTV
1 – Gerard Farres Guell / Armand Monleon (ESP) - 5:27:25 - Can-Am Maverick X3 2 – Francisco “Chaleco” Lopez / Juan Pablo Vinagre (CHI) - 5:28:47 - Can-Am Maverick X3 3 – Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin (BRA) - 5:32:24 - Can-Am Maverick X3 4 – Cyril Despres (FRA) / Michael Horn (SUI) – 5:35:36 5 – Conrad Rautenbach (ZWE) / Pedro Bianchi Prata (POR) - 5:37:49
Programação
11/1 Dia de descanso - Riyadh
12/1 Etapa 7 - Riyadh / Wadi Al Dawasir Deslocamento - 195 km Especial - 546 km Total do dia - 741 km
13/1 Etapa 8 - Wadi Al Dawasir / Wadi Al Dawasir Deslocamento - 239 km Especial - 474 km Total do dia - 713 km
14/1 Etapa 9 - Wadi Al Dawasir / Haradh Deslocamento - 476 km Especial - 415 km Total do dia - 891 km
15/1 Etapa 10 - Haradh / Shubaytah Deslocamento - 74 km Especial - 534 km Total do dia - 608 km
16/1 Etapa 11 - Shubaytah / Haradh Deslocamento - 365 km Especial - 379 km Total do dia - 744 km
17/1 Etapa 12 - Haradh / Qiddiya Deslocamento - 73 km Especial - 374 km Total do dia - 447 km
TOTAL DO PERCURSO - 7855 km TOTAL ESPECIAIS - 5096 km