Salão Duas Rodas - As novidades chegaram
Salão Duas Rodas - Novidades Nesta segunda-feira aconteceram as coletivas de lançamentos, e a primeira a apresentar suas novidades foi a marca britânica Triumph, que sem decepcionar, trouxe a inédita Daytona 765 Moto2, como protótipo para o desenvolvimento do motor de 765 cc que equipa a categoria Moto2 desde o início desta temporada. O motor triplo de 765 cc da Moto2 é baseado no motor com a mesma cilindrada que equipa a Street Triple RS, disponível no mercado brasileiro, e líder mundial na sua categoria. Mas ele sofreu reformulações significativas que lhe proporcionaram maior circulação de ar e um giro mais forte, além de um pico de potência de 140 cv – um aumento de 17% em relação à motocicleta convencional.
0utros modelos de destaque foram as nova Street Triple RS, Leve, rápida, divertida, ágil e elegante - a Street Triple é um modelo revolucionário no mundo das motocicletas desde o seu lançamento, em 2007, com seu estilo diferenciado e seu emocionante motor triplo de 765 cc, ganhou um aumento significativo no seu torque, que agora ficou 9% maior na faixa intermediária de rotações, atingindo um pico de 79 Nm (a 9.350 rpm). Um novo escapamento suaviza a curva de torque do motor para obter um torque emocionante e utilizável, desde o início até as faixas de rotações mais elevadas. A curva de potência também aumentou 9% na faixa intermediária, chegando a 123 cv (a 11.750 rpm), tornando a nova Street Triple RS uma motocicleta com uma pilotagem totalmente viciante.
E a Rocket 3 R, O modelo é equipado com o maior motor do mundo para uma motocicleta produzida em série, com 2.500 cc. O novo motor oferece 11% mais potência que a geração anterior (agora são 167 cv a 6.000 rpm) e o maior torque entre todas as motocicletas do planeta, com 221 Nm (a 4.000 rpm). As vendas da moto no mercado brasileiro terão início no primeiro semestre do próximo ano. Seu preço ainda não foi definido.
Depois da Triumph, aconteceu a coletiva de imprensa da Yamaha, que começou surpreendendo com o lançamento da scooter NMax 250, que vem ampliar a linha da marca neste segmento.Ela apresenta Smart Key para dar a partida, abrir tampa do tanque de combustível e ter acesso ao compartimento sob o banco. O painel de instrumentos apresenta velocímetro e o conta-giros são analógicos, garantindo maior apelo esportivo. Entre eles, um display digital em LCD mostra uma lista enorme de funções, como marcador de combustível, temperatura do motor, hodômetro total e parcial, consumo instantâneo e autonomia.
Nele também são indicados o nível de carga da bateria, velocidade média, temperatura ambiente, relógio, indicador de troca da correia do CVT, indicador de troca do óleo do motor, e tempo de viagem. Funções como indicador de Controle de tração ativado e funcionamento do ABS são indicadas através de luzes de advertência. Sob o assento, o compartimento tem um espaço generoso.
Ele é capaz de comportar dois capacetes fechados de tamanho grande ou tudo que você quiser levar, desde pequenas compras de supermercado, a bagagem em pequenas viagens. E para tornar o manuseio em locais de baixa luminosidade, ele conta com iluminação em LED para que você encontre tudo o que procura.
É equipado com eficientes freios a disco e ABS nas duas rodas. Outro destaque do XMAX ABS neste quesito, é o fato dele ser o único scooter de sua categoria no Brasil a ser equipado com controle eletrônico de tração. O motor é um monocilíndrico de 250 cc de dimensões compactas com 4 válvulas, comando único e refrigeração líquida, capaz de render a potência máxima de 22,8 cv a 7.000 RPM e o torque máximo de 2,5 Kgf.m a 5.500 rpm.
Nos 1.500 metros quadrados do estande principal estão os lançamentos. Logo na entrada, a inovadora Niken, com suas três rodas, e seu novo sistema de suspensão LMW dá as boas-vindas aos visitantes. Com duas rodas dianteiras, ela apresenta o sistema Leaning Multi Wheel, que tem como objetivo melhorar conforto e segurança mantendo o prazer e a emoção de se pilotar uma motocicleta. Tecnologia a favor do Kando.
No palco principal está exposta a Motoroid, vinda direto do Japão especialmente para o Salão Duas Rodas. Símbolo do futuro da Yamaha e da locomoção sobre duas rodas, esta motocicleta inteligente é capaz de auxiliar o piloto em inúmeras situações, combinando avançadas tecnologias de reconhecimento de imagens, robótica e inteligência artificial.
E as tecnologias já empregadas nas motos da linha urbana se fazem presentes nos scooters Neo e NMax no centro do estande; as Factor e Fazer têm lugar cativo próximo do palco principal. Circulando pelo estande, os visitantes encontram as áreas temáticas de on-off road, com modelos Crosser ABS e Lander ABS, e espaços reservados para ícones da marca como MT Series - Família Master of Torque, Tracer 900 GT e a Super Ténéré 1200.
Há uma área Yamaha | Monster Energy com as novas R3 ABS. Aqui, os visitantes têm até a oportunidade para mostrar suas habilidades no videogame, desafiando o bicampeão mundial de e-Sports MotoGP e piloto oficial da equipe Monster Energy Yamaha MotoGP, Lorenzo Daretti, que está presente em todos os dias de evento.
Neste espaço Racing, são celebrados os campeões da Yamaha. No local está exposta a MT-07 de Rafael Paschoalin, o primeiro brasileiro a ser campeão de Pikes Peak Hill Climb, nos Estados Unidos, e ainda:
A R3 de Ton Kawakami no World Superbike, que em seu primeiro ano no mundial conquistou uma pole position inédita para um piloto brasileiro;
Uma YZ-F R3 utilizada na Yamalube R3 Cup do Superbike Brasil pela equipe PlayStation Yamaha Racing;
A YZ-450F de Carlos Campano, pentacampeão brasileiro de motocross e maior vencedor da década na categoria;
A YZ-250F de Fábio Santos, tri-campeão brasileiro de motocross na categoria MX2;
A WR-450 de Ricardo Martins, campeão do Sertões 2018 na categoria Super Production;
E a TTR-230 de Wellington Garcia, campeão brasileiro de motocross na categoria Nacional Pró.
Os fãs do motorsports também terão outro espaço para visitar, a Arena Yamaha Racing, uma área inédita de 800 metros quadrados onde os visitantes poderão fotografar e conhecer detalhes dos modelos e os bastidores das competições de motocicletas. No local, está montada a estrutura oficial de box da Yamalube R3 Cup e a carreta-home da equipe de Yamaha Monster Energy Geração, de motocross.
Logo ao lado, foi criada a Arena Yamaha Mobilidade, onde a principal atração é o simulador de pilotagem Younder by ProSimulador. O equipamento, que levou cerca de três anos para ser desenvolvido, simula situações cotidianas e adversas encontradas no trânsito e os usuários poderão enfrentá-las a bordo de réplicas da Factor 150 UBS e Fazer 150 UBS. A experiência é gratuita, basta visitar e se inscrever.
CO-BRANDING COM MARVEL
A crença de que pessoas comuns podem ter jornadas extraordinárias dá o tom da união entre Yamaha e Marvel em uma parceria inédita. O visual de nove dos heróis mais icônicos do universo Marvel inspirou motos conceito que estão expostas na área da Yamaha, e cinco modelos derivados delas serão comercializados a partir de 2020.
Os projetos foram desenvolvidos em parceria com a Bendita Macchina e foram inspirados no uniforme do Homem de Ferro (MT-03), Capitão América (Lander), Pantera Negra (Fazer 250), e Capitã Marvel (Fazer 250) - modelos que serão vendidos a partir do primeiro semestre de 2020, além das que foram inspiradas no visual do Homem-Aranha (NMAX), Thor (MT-07), Homem-Formiga (Neo), Rocky Racum (Factor) e Groot (Crosser). Cada moto conceito inspirada em um dos personagens Marvel tem um espaço e ativação próprios.
“Estas motos também marcam a estreia da Yamaha no universo geek. Pela primeira vez na história, teremos um estande na CCXP, que acontecerá no mês que vem, no estande da Yamaha | Marvel, aqui neste mesmo local. Estamos, de muitas formas diferentes, trabalhando dentro do estilo único da Yamaha para gerar empolgação, emoção e laços, com a confiança que a nossa marca sempre transmitiu”, salienta Ricardo Enzo Susini, Diretor Comercial da Yamaha Motor do Brasil.
UNIVERSO BLU
A BLU STORE - www.yamaha-motor.com.br - é mais um destaque da Yamaha no Salão Duas Rodas. O mais inovador e completo marketplace do segmento de motos, que oferece uma experiência completa de compra e relacionamento com o cliente como nunca antes vista. Neste novo canal o cliente compra uma motocicleta, acessórios, peças, vestuários e recebe tudo em casa, além de poder agendar a manutenção de sua motocicleta. A plataforma, inicialmente está disponível apenas para a Grande São Paulo, reunirá concessionárias do país todo em um ambiente virtual onde o comprador encontra tudo o que precisa para a sua Yamaha.
A marca também traz o aplicativo BLU CLUB, uma plataforma de relacionamento que em breve entrará em atividade. Nela, o cliente receberá avisos sobre o universo Yamaha, poderá também agendar a manutenção de sua motocicleta, participar e organizar seu próprio evento para motocicletas e ainda passará a fazer parte de um programa de benefícios que o conectará a milhares de estabelecimentos dos segmentos varejista, restaurantes e companhias aéreas e etc.
Além dos produtos dos concessionários, os novos itens de vestuário BLU COLLECTION poderão ser adquiridos diretamente da fábrica da Yamaha pelo site. Esta coleção também ganhou itens do co-branding Yamaha | Marvel através de uma parceria com a brasileira Piticas, marca já reconhecida pelos trabalhos com a Disney (proprietária da Marvel). Para essa linha especial foram desenvolvidas camisetas com estampas do Homem-Aranha, da Capitã Marvel, do Capitão América, do Pantera Negra e do Homem de Ferro, todos inspirados no universo das motos Yamaha e seus pilotos de competição.
E tudo, de motos a vestuário, pode ser recebido em casa através do serviço da Yamalog, braço logístico da Yamaha Motor do Brasil.
“Há também promotoras circulando o estande com máquinas que permitem a compra de acessórios da loja Yamaha apenas no Salão para retirada em guichê especial ao lado da loja, sem precisar enfrentar fila. Mas para quem quiser comprar em seu próprio celular e receber em casa, fique à vontade, nossas coleções poderão ser entregues em todo o Brasil”, reforça, Susini.
DIVERSÃO PARA AS CRIANÇAS
A Yamaha preparou uma área especial para as crianças se divertirem muito neste Salão Duas Rodas. A Arena Kids by Yamaha Racing abre um espaço de 150 metros quadrados patrocinado pela Discovery Kids e pelo desenho animado Ricky Zoom - no qual os personagens são divertidas motocicletas. Os pequenos visitantes têm a oportunidade de conhecer a PW-50, que passa a ser comercializada no Brasil a partir de agora, além de curtir as mesas de atividades, consoles de Playstation 4, cenários para fotos, pista de balance bikes e brincadeiras comandadas pelos monitores. No espaço, os pais também poderão conhecer o programa Yamaha Riding Academy (YRA), que planeja para 2020 uma série de atividades para apresentar às crianças a alegria de pilotar uma Yamaha.
MOMENTO PARA CONHECER OS PILOTOS E EMBAIXADORES
O time de pilotos e embaixadores da Yamaha Racing Brasil está presente em todos os dias de Salão Duas Rodas. É a oportunidade que os fãs têm para ver de perto, tirar fotos, com lendas do esporte. Eles estão no estande principal e na Arena Yamaha Racing. Veja a lista:
Carlos Campano: pentacampeão brasileiro de motocross é o segundo piloto na história com mais títulos na categoria principal desta modalidade, e o maior vencedor da última década;
Diego Faustino: Youtuber e piloto de motovelocidade tricampeão brasileiro de Superbike. Especialista em carros e motos;
Fabio Santos: tricampeão brasileiro de motocross na classe MX2, campeão brasileiro de BMX, e cinco vezes representante do Brasil no Motocross das Nações;
Jorge Negretti: lenda do motocross brasileiro com imenso sucesso nas décadas de 1980 e 1990 e precursor do Motocross Freestyle no Brasil. Ao todo, tem sete títulos do Brasileiro de Motocross nas categorias 125cc e 250cc;
Lorenzo Daretti: bicampeão mundial de e-Sports MotoGP e piloto oficial da equipe Monster Energy Yamaha MotoGP;
Patrick Gaspareto: Youtuber com mais de 250 mil inscritos em seu canal especializado em motociclismo off-road;
Paulo Alberto: tetracampeão do Arena Cross Brasil, competição que terá sua rodada final realizada dentro do Salão Duas Rodas. Paulo é o líder e pode ser Penta;
Rafael Paschoalin: o primeiro brasileiro a vencer uma das provas mais perigosas do mundo - Pikes Peak Hill Climb. Ganhou neste ano de 2019 com uma MT-07 fabricada no Brasil;
Ricardo Martins: campeão do Sertões na categoria Super Production e na categoria Marathon;
Steka135: Youtuber e influenciador digital com 580 mil inscritos em seu canal. Especialista em trilhas e eventos;
Tallys Nathan: bicampeão brasileiro de motocross na categoria MX2-JR;
Ton Kawakami: campeão da Yamalube R3 Cup em 2018, Ton disputou em 2019 o Mundial de Superbike na categoria SuperSport300. É o primeiro brasileiro a cravar uma Pole Position no WSBK;
Wellington Garcia: campeão brasileiro de motocross em dez oportunidades - categorias diferentes - e atual campeão da classe Nacional Pró com sua TT-R230. Também é Youtuber e embaixador;
Yamalube R3 Cup: dez pilotos da equipe PlayStation Yamaha Racing que competem na categoria mais disputada do Superbike Brasil.
Mas a grande surpresa foi a apresentação do modelo conceito, a Motoroid, uma motocicleta independente que responde comandos de voz. Segundo a marca, esse é um projeto para o futuro.
Fechando as coletivas, a Honda em um estande interativo de 2.379 m2, desenvolvido sob o conceito “A alegria de melhorar a experiência de vida das pessoas”, a marca apresenta um portfólio único de produtos e tecnologias que mostram sua vocação em criar novos valores para a mobilidade.
Além de atrações para públicos de diferentes perfis, a Honda expõe no evento seus grandes lançamentos para o mercado: CB 500F e CB 500X, modelos porta de entrada para as motocicletas de alta cilindrada da marca, CB 650R, inspirada no conceito Neo Sports Café, e a CBR 650R, que conecta nosso DNA de competição a um modelo de série para os amantes da velocidade.
No total, são 78 motocicletas distribuídas em seis áreas: Racing, Dream, Cub, Scooter, City e Trail. No espaço Racing, o destaque é tradição da Honda em competições de esporte a motor. A marca exibe 16 motocicletas, incluindo a RC 213V, do octacampeão de MotoGP, Marc Marquez; a CRF 450RX Rally, que competiu no Rally Dakar com o piloto espanhol Joan Barreda; além de modelos usados pela equipe Honda Racing Brasil.
A área Dream expõe os modelos de alta cilindrada do line up, com destaque para as representantes da família CB, a crossover NC 750X e a touring GL 1800 Gold Wing. Completam a exposição, a off-road CRF 1000L Africa Twin, também na versão Adventure Sports, e a maxi-scooter X-ADV.
A Pop 110i, as Cub’s Biz 110i e 125i, e as scooters Elite, PCX 150, SH150i e SH300i compõem um espaço cujo mote é apresentar alternativas cada vez mais convenientes e econômicas para o deslocamento em centros urbanos. Ainda para apresentar a diversidade de sua linha de scooters e avaliar a percepção do público, a marca expõe os modelos Forza 300, um dos principais ícones no segmento de scooters na Europa, e a Honda ADV 150, mais recente lançamento mundial da Honda.
Já nos ambientes City e Trail, a exposição fica por conta das motocicletas que são sucesso no mercado nacional, como a CG 160 Start, CG 160 Fan, CG 160 Titan, CB Twister, NXR 160 Bros, XRE 190 e XRE 300.
Família CB Em 2019, a família CB completa 60 anos, um marco a ser comemorado com os apaixonados pelo motociclismo. Para tornar esse momento ainda mais especial, a Honda anuncia quatro novidades em seu line up de CB, que chegam às concessionárias no primeiro trimestre de 2020. • Linha 650R Os novos modelos da família 650R refletem a receita eficaz para a entrega de esportividade: redução de peso e ganho na relação peso potência, melhorando o desempenho e ciclística da moto, sem abrir mão de um design agressivo. As novidades ficam por conta da naked CB 650R, em estilo retrô minimalista, é mais um integrante da familia Neo Sports Café, e a superesportiva CBR 650R, fiel ao conceito de “Controle Total” que norteia as superesportivas da marca. • Linha 500 A família 500, porta de entrada da Honda no segmento de alta cilindrada, chega ao mercado composta pela naked CB 500F, que recebeu um design mais agressivo, além de aperfeiçoamentos técnicos como embreagem assistida deslizante e revisão do sistema de escape, itens que proporcionam mais performance e prazer na pilotagem. Já a CB 500X, traz como novidade, além do novo design, a adoção da roda dianteira de 19 polegadas que permite ao modelo encarar com grande agilidade pisos irregulares ou vias sem pavimentação. Novas versões para NXR 160 Bros, XRE 190 e CB Twister Sempre atenta ao novo, a Honda expõe no Salão Duas Rodas 2019 as versões Special Edition dos modelos NXR 160 Bros, que traz como inspiração a linha CRF de competições; a XRE 190, em linhas que transmitem a inspiração adventure presentes na família XRE como um todo; além da CB Twister, em cores que reforçam a aptidão esportiva do modelo, que é porta de entrada no segmento de alta cilindrada.
Desenvolvidas pela equipe de designers da Honda, os modelos passam a ser uma nova versão para a linha 2020 já anunciada ao mercado, com grandes diferenciais em cores e grafismos. Honda CG 160 Titan S Referência no segmento street e um dos modelos mais desejados pelos motociclistas brasileiros, a CG ganha nova versão topo de linha, intitulada CG 160 Titan S. Inspirado na versão comemorativa aos 25 anos de mercado do modelo Titan, completados em 2018, o modelo mescla as cores preto, vermelho e branco com grafismos diferenciados para tornar essa nova versão a mais desejada da família. Modelos Conceito Durante o Salão Duas Rodas, a Honda irá apresentar 5 modelos conceitos, desenvolvidos pela equipe local de pesquisa e desenvolvimento, com base em motocicletas já consagradas no mercado nacional.
A Pop 110i vem em duas versões: a Rally, inspirada no universo da Africa Twin, explora a versatilidade e resistência em uma proposta off-road. Já a Vintage reflete o cotidiano do surf com inspiração em uma linha scrambler.
A XRE 300 explora o espírito adventure complementado por acessórios para grandes viagens. A NC 750X Touring é voltada para o cliente que busca longas distâncias, mas não abre mão de um visual elegante e refinado.
E a CB 1000R New Classic ressalta ainda mais a linguagem café-racer, acrescentando detalhes exclusivos como pintura de tanque e rodas.
Os visitantes também poderão participar de uma experiência de realidade virtual para conhecer o conceito de uma nova scooter, desenvolvida com foco no público feminino. Ativações O público terá à disposição uma série de atividades para imergir no universo de atuação da Honda. Dois simuladores serão os responsáveis por proporcionar aos visitantes a sensação de liberdade ao pilotar uma motocicleta Honda. Para aqueles que buscam sentir toda a conveniência de se deslocar em uma moto nos grandes centros urbanos, a proposta é simular a pilotagem em uma Elite 125. Se o objetivo for sentir a emoção de acelerar em pistas de competição, o visitante será transportado virtualmente para um campeonato de MotoGP.
Pela primeira vez, a Honda trará ao Salão Duas Rodas um espaço exclusivo para a comercialização de peças de vestuário e acessórios oficiais da marca. A loja Honda Store estará localizada no estande da marca. O espaço disponibiliza mais de 200 opções de peças, entre capacetes, camisetas, bonés, mochilas, jaquetas para pilotagem, capas de chuva e outros itens. As linhas são inspiradas no line-up de motocicletas e na história da Honda. O público mirim não fica de lado. A empresa leva ao evento o Clubinho Honda, espaço dedicado às crianças de 4 a 7 anos para abordar o tema da segurança no trânsito. Elementos que reproduzem o trânsito do dia a dia, como faixa de pedestre, semáforo e placas de sinalização são refletidos em uma minicidade, para que as crianças aprendam na prática as principais regras de trânsito de forma lúdica e divertida.
Durante todo o Salão Duas Rodas, haverá plantão de vendedores das concessionárias Honda de São Paulo e espaço destinado à Honda Serviços Financeiros, onde os visitantes poderão esclarecer dúvidas e fazer cotações de compra de motocicletas pelo Consórcio e o Banco Honda.
Outro destaque foi a presença do campeão mundial de motocross na MXGP, Tim Gajser, que vai participar do Salão em dois dias para sessão de autógrafos e fotos.
A Kawasaki apresentou a nova versão da Z900, além de ter o visual renovado, a supernaked da Kawasaki traz novidades em eletrônica, conforto e segurança, como Sistema de Controle de Tração KTRC, Modos de Pilotagem Integrados, novo painel TFT colorido, iluminação toda em LED e conectividade com Smartphone.
O motor de 948 cm3 DOHC 4 tempos, 4 cilindros em linha com refrigeração líquida e o leve chassi em treliça da Z900 formam um conjunto polivalente e capaz de atender a uma ampla gama de pilotos e condições, encarando facilmente os roteiros na cidade com agilidade e com alta performance e diversão em uma estrada mais sinuosa. Complementam o pacote da supernaked da Kawasaki os Modos de Potência, o sistema ABS KIBS, as suspensões ajustáveis com garfo dianteiro invertido de 41 mm, a embreagem assistida deslizante e os novos pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2. A nova Kawasaki Z900 tem previsão de lançamento no mercado brasileiro para o final de 2020. 0utro destaque do estande da marca foi a A Kawasaki KX250 traz uma ampla lista de novidades e atualizações que tem o objetivo de manter o histórico vitorioso da marca nas competições, sendo inclusive a moto da categoria 250cc 4 Tempos que mais títulos conquistou no AMA (American Motorcyclist Association) Supercross e Motocross, dois dos mais tradicionais e competitivos campeonatos off-road do mundo.
Na versão 2020 o modelo apresenta um novo motor de 249 cm3 que ganhou 3,3 cv e maiores faixa de aproveitamento em altos regimes e limite de rotações. Conta com um chassi mais leve e equilibrado, novo garfo e freios mais fortes e é equipada, ainda, com controle de largada e seleção de mapas na ECU. Esse pacote se traduz em tempos de volta mais rápidos, tornando-a a KX250 mais rápida já desenvolvida até hoje, e num conjunto capaz de permitir que pilotos amadores e profissionais obtenham máxima performance em qualquer situação. A nova Kawasaki KX250 2020 estará à venda nas concessionárias da marca a partir do próximo mês de dezembro na cor Lime Green e com Preço Público Sugerido de R$ 40.990,00 (sem frete). A KTM, que agora conta com nova gestão, a Factory Powersports apresentou os modelos off road 2020, além dos novos pilotos contratados pela fábrica, Gustavo Pessoa do motocross e Rigo Rico do Enduro, que vão competir nos campeonatos nacionais.
A marca indiana Royal Enfield apresentou as Twins 650cc. Primeiros modelos bicilíndricos a serem produzidos pela Royal Enfield desde 1970, a Continental GT 650cc e Interceptor 650cc são um novo marco em sua história de 118 anos de motociclismo.
As Twins 650cc já estão disponíveis para a pré-venda no site da marca - https://www.twins650.com.br - e a chegada na rede de concessionárias está prevista para janeiro de 2020. O preço será a partir de R$ 24.990 para as cores Regular da Interceptor 650cc e a partir de R$ 25.990 para a Continental GT 650cc. As cores Custom e Chrome custarão, respectivamente, R$ 25.990 e R$ 26.990 para a Interceptor 650cc; e R$ 26.990 e R$ 27.990 para a Continental GT 650cc (valor sugerido sem frete). A marca traz ainda mais uma novidade para Brasil, a Himalayan Sleet, uma edição especial do modelo mais vendido da Royal Enfield no país. Já disponível nas cinco concessionárias, localizadas em São Paulo, Brasília, Curitiba, Campinas e Ribeirão Preto, e a partir de 30 de novembro na nova loja da marca em Belo Horizonte, o modelo tem preço sugerido de R$ 22.990,00 (valor sem frete).