Cristiano Lopes vence prova final do Brasileiro MX
Depois de uma temporada complicada, veio a recompensa: Cristiano Lopes fechou o Campeonato Brasileiro de Motocross no lugar mais alto do pódio na categoria MX4. O piloto da equipe KTM Sacramento IMS Racing venceu a sétima e última etapa disputada na pista construída no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
Para preservar a segurança dos pilotos, a prova do último sábado foi interrompida quando faltavam três voltas para o final devido aos fortes ventos.
“A prova foi disputada desde o começo. Eu e o Willian Guimarães revezamos várias vezes na liderança desde a largada. A corrida foi interrompida faltando três voltas. Assim, prevaleceu as posições da volta anterior e como eu estava na frente, venci a etapa. Saio feliz pela luta e por ter terminado a temporada com esta bela corrida e com a primeira colocação”, explica o piloto.
Cristiano encerra o Brasileiro do jeito que começou: na primeira colocação – ele venceu a primeira etapa. O jundiaiense, porém, encarou uma temporada de superação. Por causa de uma lesão na fíbula direita, sofrida em um treinamento no dia 17 de abril – o piloto precisou colocar quatro parafusos e uma placa no tornozelo – ele perdeu duas das sete etapas do Brasileiro e ficou afastado das pistas por três meses.
Estas duas ausências comprometeram seu desempenho no ano e fez com que Cristiano terminasse o Brasileiro na terceira colocação na classificação geral, com 106 pontos somados.
“A lesão me atrapalhou muito, mas não tenho que reclamar. Esta primeira colocação é uma recompensa por toda a luta que tive durante o ano com cirurgia e depois uma longa fisioterapia que faço até hoje. Agradeço aos médicos e fisioterapeutas que me colocaram em pé. Subir no lugar mais alto de pódio na última prova é como se tivesse sido campeão brasileiro. Esta vitória é um prêmio para mim e vai ser comemorada bastante”, completa.
Brasileiro – Cristiano correu em apenas cinco das sete etapas do Nacional neste ano, devido a lesão. Na primeira etapa, em Alfenas-MG, ele ficou com a primeira colocação, na quarta etapa em Fama-MG, que marcou seu retorno ao Brasileiro, ele conquistou a quarta colocação, subindo ao pódio. Na etapa seguinte, em Faxinal-PR, ele terminou em sexto, devido a uma forte gripe, o que comprometeu seu desempenho. Em Jarinu, na penúltima prova, o jundiaiense chegou em segundo lugar e fechou a temporada com a primeira colocação em Belo Horizonte no último sábado.
Cristiano não competiu nas etapas em Morrinhos-GO e Três Lagoas-MG por conta da lesão.